O DevTITANS é um projeto do IComp/UFAM em parceria com a Motorola Mobility Comércio de Produtos Eletrônicos Ltda e Flextronics da Amazônia Ltda. O objetivo principal do projeto é capacitar estudantes e profissionais do mercado na área de Android em Sistemas Embarcados. Para isso, o projeto visa criar e estabelecer, no IComp/UFAM, um centro de qualificação e inovação tecnológica para a formação de recursos humanos de alta qualidade com conhecimentos técnicos avançados e especializados na criação, personalização e manutenção da plataforma Android em novos dispositivos embarcados e visando estimular o desenvolvimento de tecnologias inovadoras e avançadas na região.
O Android é o sistema operacional para dispositivos embarcados móveis mais usado no mundo, sendo, atualmente, instalado em aproximadamente 80% dos smartphones. Um dos principais fatores que resultaram em sua popularidade é o fato de ser um sistema operacional de código-fonte aberto. Isso permite que o Android possa ser adaptado e instalado em diversos dispositivos de fabricantes diferentes e, até mesmo, com propósitos diferentes que vão muito além dos smartphones como, por exemplo, eletrodomésticos, veículos e relógios. Toda essa diversidade resultou em contribuições, ao projeto, vindas dos mais diversos lugares e convergindo em um dos projetos de software mais inovadores do mundo.
De um ponto de vista de mais alto-nível, o Android provê um conjunto de ferramentas e bibliotecas que facilitam o desenvolvimento de novos aplicativos que serão usados pelos usuários. Todo esse framework esconde, dos programadores tradicionais, toda a complexidade envolvida na configuração dos dispositivos em si, bem como, também, as eventuais diferenças de hardware entre eles. Essa facilidade de criar e distribuir novos aplicativos, certamente, é um fator adicional que motivou o crescimento do Android e resultou em uma demanda grande, por parte da indústria de software, por profissionais que tenham conhecimento no desenvolvimento de aplicativos.
Entretanto, conforme mencionado, por possuir código-fonte aberto, o Android vai muito além do simples desenvolvimento de aplicativos, podendo ser completamente personalizado para funcionar nos mais diferentes tipos de dispositivos, em especial, nos dispositivos embarcados. O ponto de partida para a personalização e criação de um novo sistema baseado em Android é o Android Open Source Project (AOSP). O AOSP provê as informações necessárias e todo o repositório de código-fonte que permite a criação de novos sistemas Android personalizados para novos dispositivos de hardware com acessórios, serviços e interfaces diferenciados. Além disso, o AOSP é o principal responsável por garantir a compatibilidade entre dispositivos de fabricantes diferentes, uma vez que todos se baseiam no mesmo código-fonte central. Por fim, o AOSP não só distribui o código-fonte, mas aceita, também, contribuições de implementações que poderão ser, eventualmente, incorporadas à solução final. Tal característica faz com que o Android seja um dos maiores projetos cooperativos da atualidade. Venha fazer parte dessa comunidade!
O projeto oferece turmas do curso de capacitação de Android em Sistemas Embarcados. Cada turma tem carga horária de 240 horas, sendo 120 destinadas a disciplinas e 120 a atividades práticas hands-on. Para mais informações sobre o curso (disciplinas, ementas, etc), clique aqui.
O período de inscrição na 6a turma foi de 09/Julho 2024 até 02/Agosto 2024, com as aulas começando em 22/Agosto 2024. As aulas são 100% presenciais, todas as terças e quintas, das 18:15 às 21:15, e todos os sábados das 09:00 às 12:00. O processo seletivo destina-se a graduandos e/ou graduados em Computação, Sistemas de Informação, Processamento de Dados, Engenharias da Computação, de Software, Elétrica e Eletrônica e áreas afins. Para mais informações sobre a inscrição (datas, edital, etc), clique aqui.